sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Base X Corretivo - Você sabe usar?




Dupla praticamente inseparável, a base e o corretivo são dois aliados para uniformizar a pele e camuflar as imperfeições. Entenda o papel de cada um e conheça truques para combinar tons e texturas.

VAMOS LÁ!

A função de cada um - Olheiras, marcas de espinhas, manchas escuras e vermelhidão: tudo isso pode ser disfarçado com o corretivo. O ideal é ter ao menos dois tons na necessaire; primeiro porque alguns sinais são mais fortes do que outros; por outro lado é natural que a pele apresente diferenças em sua tonalidade como um todo – assim, o resultado é mais natural.
Já a base, é uniformar o tom da pele. Mas não é só isso. Ela proporciona maior durabilidade para os produtos que são aplicados na sequência, como o pó, o blush, iluminador e adiante.

Quem vem primeiro? - Essa é a dúvida da maioria, acredito. Quando o assunto é maquiagem, não existe certo e errado. Há o que funciona para cada caso, o que ajuda a valorizar e a disfarçar o que incomoda. Devemos levar em conta que, em peles mais saudáveis e bem tratadas se aplica primeiro a base. Depois, analisa se ainda há algo por camuflar e, então, lança mão do corretivo para finalizar a cobertura. Do mesmo modo, se a pele necessita de uma cobertura mais eficiente, ele usa primeiro o corretivo, sempre atento a todos os pontos que necessitam ser “apagados”. Na sequência utiliza a base para unificar a cor da pele e se necessário, uso do corretivo novamente.

Tom sobre tom - Combinar os tons da base com o corretivo é uma tarefa menos complicada do que parece. Conforme mencionado, o cenário perfeito é ter diversos tons para atender as diversas necessidades que a pele possa exigir. Como nem sempre isso é viável, sugiro alguns critérios: antes de qualquer coisa tenha em mente que o objetivo é deixar a pele com o tom mais próximo possível do natural – portanto, na hora de escolher a base aplique-a em alguma região do rosto, esqueça essa ideia de "dorso da mão", a final de contas, as mãos e o rosto tem tonalidades diferentes. A cor que parecer mais imperceptível é a certa para você. A regra para escolher o corretivo é a mesma: no entanto, o teste deve ser feito nas zonas mais complexas, como abaixo dos olhos (olheiras), ao redor do nariz e no cantinho dos olhos (vermelhinhos) e nas espinhas.




Mix de texturas - Para garantir um look mais leve e harmônico, é usar a mesma textura nos dois produtos: corretivo cremoso com base cremosa; corretivo líquido com base líquida; e assim sucessivamente. Mais uma vez, não é uma regra: apenas uma sugestão facilitadora enquanto não se domina muito o assunto, OK? Veja algumas opções de texturas no mercado:

1. Líquida: mais fluída oferece cobertura sem deixar o make-up pesado. No caso do corretivo, essa opção é mais que bem-vinda, pois as chances do efeito “craquelado” -  com rachaduras - são menores.
Para quem tem pele madura, é a melhor textura!

2. Cremosa: tem maior aceitação entre os corretivos, pois oferece uma cobertura mais poderosa – que agrada, sobretudo, por cobrir as olheiras. A base cremosa deve ser usada com parcimônia: a cobertura mais intensa pode deixar o look com aspecto pesado. Atenção: peles oleosas devem ficar longe desse tipo de produto. Mas particularmente, se você tem "aquela" festa, essa é a melhor pedida, confere mais cobertura, deixando efeito boneca.

3. Pó: em geral, essas versões são de origem mineral, bem menos pigmentadas – na prática isso significa que são indicadas para peles com pouquíssimas manchas e sinais de expressão. Leves, passam praticamente despercebidas e não marcam os vincos da pele. 

Aplicação - A base pode ser aplicada com pincel ou esponja. Isso depende muito da textura do produto e das características da pele de quem a recebe. Portanto, nesse ponto não há uma receita final: recomendo testar e comparar qual acabamento fica mais natural. Independente da escolha é interessante aplicar na mesma direção: a partir do centro do rosto, na região próxima ao nariz, indo sentido às têmporas (situadas na região lateral da cabeça). Aqui, tão importante quanto a técnica é manter o pincel e a esponja sempre limpos e higienizados. Para aplicação do corretivo pode usar os dedinhos com batidinhas leves, embaixo do olho e nos pontos que você almeja disfarçar até porque, o calor dos dedos transfere melhor o produto na região a ser aplicada, deixando perfeito e natural.



Três truques mara!
1. Bases com texturas mais grossas podem ser “diluídas” com um pouquinho de hidratante (isso no caso de você não ter um power BBCream). Funciona assim: aplique um pouco de base no dorso da mão e acrescente algumas gotinhas de hidratante facial. O resultado é um produto mais fluído e gostoso de aplicar.  

2. Aplique corretivo também na pálpebra móvel. Assim, a cor natural da sua pele não interfere nos tons de sombra que você usar além de aumentar a durabilidade das sombras á sua pele. 

3. Entre a aplicação de um e outro, aguarde alguns segundinhos. Assim, a pele absorve a maquiagem e você analisa melhor o quanto precisa aplicar do próximo produto.


E então, gostaram? Ótimas dicas para preparar a pele para arrasar nesta sexta, não? Você tem mais dicas como estas? Deixe sua dica aqui também, eu quero saber e aprender mais também!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário!