terça-feira, 17 de setembro de 2013

Acne: Mitos e Verdades



Você sabia que a acne acomete mais de 80% da população jovem brasileira e mais de 30% de adultos? Sabia ainda que a acne é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Doensça?
Se engana quem acha que a acne só aparece para os adolescentes...

A acne afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um "canal" no qual se forma o pelo, acarretando o aparecimento dos chamados "cravos" e "espinhas" na face, nas costas ou no peito. Caso não tratada devidamente, a acne pode deixar marcas profundas. Autoestima baixa e extrema timidez são alguns dos sintomas psicológicos ocasionados por elas.


Apesar da acne ser bem recorrente, há muitos equívocos sobre o que é mito e verdade sobre o tema.
Se você tem dúvidas sobre os cravos e acne, tire agora lendo o post. Veja só:

1) A acne é hereditária?
VERDADE - Há predisposição genética sim. Os pais que tiveram acne terão filhos com o mesmo problema, principalmente se for acne grave.

2) Acne é contagiosa?
MITO - Não há menor possibilidade de ser transmitida para outra pessoa. Só é muito comum na adolescência por conta da fase hormonal da faixa etária e uma porcentagem menor quando adultos.

3) Alimentação influencia na acne? (O coitado do chocolate tem culpa?)
VERDADE - Pois é pessoal... Hoje em dia há vários estudos que comprovam que a ingestão de alimentos de alto teor de gordura elevam as taxas de glicemia (glicose) provocando o aumento de acne. :(

4) Ansiedade e stresse provocam acne?
VERDADE - O stresse causa liberação de radicais livres e reduz imunidade da pele o que influencia o surgimento da acne. Pior que isso, o stresse pode induzir a pessoa a causar escoriações na acne, agravando ainda mais o problema. (sofro disso!)

5) Espremer a espinha agrava o caso?
VERDADE - ao espremer a espinha, sua inflamação se agrava demorando ainda mais para cicatrizar e podendo o local manchar ainda mais.

6) Lavar bastante o rosto previne acne?
MITO - lavar com muita frequeência aumenta ainda mais a oleosidade do rosto pois o corpo entende que está faltando o hidratante natural de nosso corpo, o próprio sebo produzido por nós mesmos. O ideal é fazer o controle desta oleosidade com produtos próprios para isso.

7) Atividade física ajuda a melhorar a acne?
MITO - Não há evid~encias científicas que comprovam.

8) Alguns medicamentos podem desencadear o processo acnéico?
VERDADE - Corticóides e os anabolizantes agravam o quadro de acne.

9) Maquiagem e cosméticos em excesso podem causar acnes?
VERDADE - Principalmente se a make é usada todos os dias e sua textura é mais oleosa. A maquiagem cobre os poros tapando-os, o que desencadeia aumento da oleosidade. Para mulheres com acne, o dieal é que a maquiagem fique restrita aos compromissos sociais. Nunca durma maquiada! Produtos oil free são ideias para as peles mistas a oleosas.

10) No período menstrual a incid~encia de acne pode aumentar?
VERDADE - O organismo da mulher nesses períodos passa por intensa variação hormonal. A testosterona estimula ainda mais a produção de oleosidade da pele ocasionando a aparição das indesejáveis espinhas. 

11) A exposição ao sol auxilia no combate da acne?
MITO - No primeiro momento melhora a acne pois funciona como anti-inflamatório mas se permanecer ao sol, há produção de sudorese, acarretando aumento da produção de oleosidade piiorando o quadro.

12) A acne some com o passar dos anos?
VERDADE EM PARTE - Estudo mostram que de 8 a 12% dos adultos com mais de 20 anos de idade ainda tem muita acne. O ideal é tratar sempre quando aparecer e não deixar que ela suma sozinha.

Clique para ampliar a figura!


LEMBRANDO QUE SE DEVE PROCURAR UM MÉDICO DERMATOLOGISTA PARA ANÁLISE DE QUAISQUER CASOS DE ACNE PARA SABER QUAL MELHOR LINHA DE TRATAMENTO TOMAR ALÉM DO USO DE FILTROS SOLARES PARA CONTER APARIÇÃO DE MANCHAS E LIMPEZA DE PELE PERIÓDICAS COM UM PROFISSIONAL.

Quando minha pele fica com indícios de acne e cravso, gosto de lavar bem meu rosto com sabonete CLINIQUE Step-3 e em seguida usar a água termal de Avène, acho perfeita! Ela é calmante e cicatrizante, ótimo para usar contra estes visitantes indesejados.



Se tiver alguma outra dúvida, deixe seu comentário ou sugestão de produtos e dermatologistas da capital!
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário!