terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dieta Mediterrânea



Já sabemos há muito tempo que uma dieta com altas quantidades de vegetais, frutas e peixes é mais saudável do que uma que consista de hambúrgueres e  fritas. Você não precisa ir até a Grécia para ser mais saudável, adote uma dieta mediterrânea na sua própria casa!


Os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios da comida mediterrânea, bem como os benefícios dos componentes individuais dessa dieta, podem mudar vidas. As combinações dos nutrientes dos peixes, azeite, castanhas, frutas e vegetais trazem enormes benefícios à saúde daqueles que seguem essa dieta. Abaixo você encontra 8 motivos para experimentar uma dieta mediterrânea.





Maior potência cerebral
Pessoas que se alimentam de uma dieta mediterrânea são menos propensas a derrames em áreas do cérebro ligadas ao pensamento e memória. Pesquisadores acompanharam as dietas de mais de 700 pessoas durante um período de seis anos. Aquelas que seguiram uma dieta mediterrânea estrita tiveram 36% menos chances de ter áreas de dano cerebral, e aquelas que seguiram uma dieta mediterrânea moderada tiveram 21% menos chances de terem áreas de dano cerebral do que as que não seguiram a dieta.


Ossos mais fortes
A dieta mediterrânea tem impacto significativo na saúde óssea das mulheres. Pesquisadores conduziram um estudo para entender os efeitos das diferentes refeições na massa óssea. Eles descobriram que manter um padrão alimentar com elementos da dieta mediterrânea, rica em peixes e azeite e com pouca carne vermelha, tem efeito positivo e pode ajudar a preservar a massa óssea durante toda a vida adulta de uma pessoa.


Mais felicidades
Seguir uma dieta mediterrânea pode evitar a depressão. A prevalência de distúrbios mentais é menor nos países mediterrâneos do que em outros locais, e isso pode se dever mais à dieta do que às belas paisagens e ao clima. Um estudo envolvendo mais de 10.000 participantes na Espanha demonstrou que aquelas que seguem uma dieta exclusivamente mediterrânea têm um risco 30% menor de depressão do que aquelas que não a seguem. Esqueça as preocupações e coma feliz!


Sono melhor
Conhece alguém com apneia do sono? Isto pode ajudar: uma pesquisa demonstrou que a combinação entre uma dieta mediterrânea e atividades físicas pode ajudar a melhorar alguns dos sintomas da apneia do sono, incluindo a redução dos distúrbios durante o estágio REM (sigla em inglês para rapid eye movement – movimento rápido dos olhos) do sono, que geralmente engloba 25% do sono total durante uma noite. A apneia do sono causa pausas frequentes na respiração durante a noite, interrompendo o padrão normal de sono (e, geralmente, e sono da pessoa que dorme ao lado também). Muitas pessoas com apneia do sono utilizam uma máscara que faz pressão positiva contínua nas vias aéreas a as mantém abertas durante o sono. Aproximadamente 2 a 4% da população adulta tem apneia do sono, e esta porcentagem aumenta entre 20 e 40% entre aqueles com obesidade.



Níveis de glicose reduzidos
Como a dieta mediterrânea geralmente possui um índice glicêmico baixo, ela pode oferecer proteção contra diabetes tipo 2. Pesquisadores acompanharam 22.000 pessoas durante 11 anos, e descobriram que aquelas que seguiram uma dieta estritamente mediterrânea ficaram significativamente menos propensas a desenvolver diabetes do que aquelas que não seguiram a dieta. Mesmo as que seguiram a dieta de forma moderada tiveram menos chances de desenvolver diabetes. Um outro estudo demonstrou que variante genética associada ao desenvolvimento diabetes tipo 2 interage com a dieta mediterrânea de forma que previne a ocorrência de infarto. 
Fonte:Tufts University



Coração mais saudável
Quer manter o coração saudável? A síndrome metabólica é uma das principais causas de doença cardiovascular, caracterizada pela obesidade, colesterol alto, pressão arterial alta, e níveis elevados de glicose. A dieta mediterrânea ajuda a manter baixos os níveis de cada componente da síndrome metabólica, o que é uma excelente notícia considerando que cada um deles é, por si só, um fator de risco para o desenvolvimento da doença cardiovascular. Outro estudo comprovou que uma dieta mediterrânea rica em azeite extravirgem ou castanhas ou nozes reduz o risco de doença cardiovascular, infarto do miocárdio, ou derrame em até 30%. 
Fonte: Universidade de Barcelona


Combate doenças
Manter uma dieta mediterrânea oferece proteção substancial contra muitas doenças crônicas, como câncer e mal de Parkinson. Uma equipe de pesquisadores reuniu dados de 12 estudos internacionais que, ao todo, incluíram mais de 1,5 milhão de participantes. Eles descobriram que pessoas que mantém uma dieta mediterrânea estrita tiveram melhoras significativas na saúde, incluindo redução de 13% na incidência de Parkinson e Alzheimer, e de 6% na incidência de câncer. Além disso , houve queda tem 9% na mortalidade total e de outros 9% na mortalidade devida a doença cardiovascular. Nada mal, não é?



Viva por mais tempo
Quem não quer viver por mais tempo? De acordo com um estudo em grande escala que abrangeu milhares de adultos durante um período de 40 anos, as pessoas que se alimentam de uma dieta mediterrânea têm 20% mais chances de viver mais. Tragam aquela salada grega!


Receita de Salada Mediterrânea
  • 1 pé(s) de alface lisa em tiras
  • 2 lata(s) de atum
  • 1 unidade(s) de cenoura ralada(s)
  • 1 lata(s) de aspargo(s)
  • 3 unidade(s) de ovo cozido(s)
  • 1 unidade(s) de tomate em cubos pequenos
  • 15 unidade(s) de azeitona verde em pedaços médios
  • 3 colher(es) (sopa) de maionese
  • 1 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher(es) (sopa) de vinagre branco
  • quanto baste de sal

Então? Alguém tem alguma dica de receita para compartilhar? Deixe nos comentários! Se você já faz a rotina dietética mediterrânea, me conte se identificou diferenças no organismo e na balança! 
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário!